sábado, 26 de março de 2016

DINÂMICA DAS LIÇÕES

Adultos: O Final de todas as coisas – Esperança e glória para os salvos

Lição 13: O Destino final dos mortos


Dinâmica: O destino final

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o destino final dos mortos.

Material:
Envelopes de 02 cores(uma cor para a metade da turma e a outra cor para a outra parte)
Papel com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.
Papel com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes

Procedimento:
- Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão estar fechados.
Dentro da metade dos envelopes deve estar a expressão “Vida eterna” e na outra metade “Perdição eterna”.
- Os alunos devem escolher um dos envelopes.
- Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o nome “Vida eterna” e outro “Perdição eterna”.
- Em seguida, leiam:
“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Falem: Jesus morreu por todas as pessoas, quem O aceita e vive de acordo com a Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas, aqueles que não o aceitam e vive em conformidade com o mundo terão a perdição eterna.
- Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele, aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha acertada!
- Falem: Há aqui 02 grupos representativos, isto é, fizeram uma escolha entre 02 envelopes. Mas, a situação é muito séria, pois a escolha entre aceitar ou rejeitar Jesus e as nossas ações determinarão o lugar onde passaremos a eternidade.
- Para concluir, leiam:
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25:34).
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25:41).
Por Sulamita Macedo.

Sugestão para conclusão do 1º. Trimestre – 2016:

1 - Colocar em ordem os eventos escatológicos

Papéis digitados com os nomes dos eventos escatológicos
Misturar todos os eventos, isto é, deixar fora da ordem em que vão acontecer
Os alunos deverão colocar os nomes dos eventos na ordem em que vão acontecer

2 - Identificar se é sinal da vinda de Jesus(Arrebatamento), evento escatológico ou ações que acontecerão num determinado evento escatológico
Os sinais e os eventos escatológicos deverão ser apresentados separadamente através de slides
Os alunos deverão responder quando virem cada slide

3 - Identificar os eventos escatológicos através de figuras
Escolher figuras que representem os eventos e sinais
Os alunos deverão identificá-los, mencionando o nome do evento ou sinal

4 – Apresentar um filme sobre os eventos escatológicos
Através da apresentação do filme, fazer um breve resumo sobre os eventos escatológicos estudados
À medida que o filme for exibido, deve ser pausado para que haja um momento de retomar os fatos estudados.

Jovens: Justiça e Graça – Um estudo da doutrina da Salvação na carta aos Romanos

Lição 13: O jovem e a lei do amor


Dinâmica: A Marca do Discípulo

Objetivo: Refletir sobre o amor – a marca do discípulo de Jesus.

Material:
01 coração pequeno para cada aluno

Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Nós fomos alcançados pelo amor de Deus.
- Leiam João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
- Agora distribuam um coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo qual fomos alcançados.
- Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.
- Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
 Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O Maravilhoso Plano da Salvação

Lição 13: Como será a vida eterna?

Dinâmica: Vida Eterna

Objetivo: Estudar sobre a vida eterna.

Material:
Envelopes de 02 cores(uma cor para a metade da turma e a outra cor para a outra parte)
Papel com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.
Papel com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes

Procedimento:
- Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão estar fechados.
Dentro da metade dos envelopes deve estar a expressão “Vida eterna” e na outra metade “Perdição eterna”.
- Os alunos devem escolher um dos envelopes.
- Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o nome “Vida eterna’ e outro “Perdição eterna”.
- Em seguida, leiam:
“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Falem: Jesus morreu por todas as pessoas, quem O aceita e vive de acordo com a Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas aqueles que não o aceitam e vive em conformidade com o mundo não terão a vida eterna.
- Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele, aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha acertada!
- Falem: Há aqui 02 grupos representativos, isto é, fizeram uma escolha entre 02 envelopes. Mas, a situação é muito séria, pois a escolha entre aceitar ou rejeitar Jesus e as nossas ações determinarão o lugar onde passaremos a eternidade.
- Para concluir, leiam:
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25:34).
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25:41).

Por Sulamita Macedo.
Adolescentes – Currículo do Ano 2: Jesus Cristo – O melhor modelo

Lição 13: Vida feliz


Dinâmica: A fonte da alegria

Objetivo: Estudar sobre a alegria cuja fonte está em Deus.

Material:
02 bexigas

Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos, distribuam para cada grupo uma das perguntas abaixo:
Em que momentos vocês se sentem alegres?
O que a alegria proporciona?
O que pode servir de impedimentos para sentir alegria?
 Estipulem um tempo de 05 minutos para os grupos.
- Depois, organizem a turma em círculo e solicitem que cada grupo leia a pergunta e apresentem as respostas de forma objetiva.
- Falem: Existe uma alegria ocasionada por situações diversas e há outra diferente, que é aquela proporcionada pelo Espírito Santo, que permanece mesmo em situações difíceis.
- Para exemplificar, utilizem duas bexigas(bolas de aniversário).
Encham uma e vão soltando o ar devagar, enquanto vocês falam:
Há pessoas que ficam alegres, isto é, com a bola cheia, mas o que sentem é algo passageiro(neste momento a bola já deve estar vazia) e depois estão assim com a bola murcha.
Encham outra bola e deem um nó e falem: Há pessoas que estão sempre alegres, em qualquer circunstância (neste momento, brinquem com a bola, jogando para cima e depois batam nela, demonstrando situações de alegria e tristeza).
- Para concluir, falem: Aqui nesta demonstração há dois tipos alegria. Ambas são importantes, mas há uma alegria superior, cuja fonte está em Deus.
Leiam: “Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor.” (Fp 3.1).
Por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 2: Louvor e Adoração

Lição 13: Entendes o que cantas?


Dinâmica: O que estamos cantando?

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a mensagem dos hinos evangélicos que estão sendo cantados nas nossas igrejas.

Material:
Hinos evangélicos(vejam qual o tipo no procedimento)
Procedimento:

Antes da aula:
Escolham alguns hinos evangélicos que estão sendo cantados, com bastante frequência nas igrejas, que possuam em suas letras erros ou desvios doutrinários.
Observação: Não vou sugerir nenhum deles, mas vocês facilmente encontram avaliação de alguns destes hinos em sites de busca.
Na aula:
- Dividam a turma em 04 grupos.
- Entreguem para cada grupo, 01 hino digitado.
- Orientem para cada grupo, para ler o hino e observar se eles entendem a mensagem. Depois, peçam para que analisem se há algo fora do padrão bíblico.
- Estipulem um tempo de 10 minutos para esta atividade grupal.
- Nesse intervalo de tempo, passem em cada grupo para observar como está o andamento do trabalho ou fornecer alguma orientação.
- Depois, os grupos devem apresentar o resultado de seu trabalho.
- Para concluir, falem da importância de se observar o que estamos cantando na Igreja e acrescentem que este é o assunto da aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.

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