Adultos: Maravilhosa Graça – O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos
Lição 10: Deveres civis, morais e espirituais
Dinâmica: O Mandamento do Amor
Objetivo:
Enfatizar a importância do amor a Deus e ao próximo.
Material:
01 relação dos 10 mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um
Palavras digitadas: Amor, Deus, Próximo
01 coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada aluno
01 quadro branco ou outro tipo
Procedimento:
- Distribuam os 10 mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.
- Peçam para que os alunos apontem quais os mandamentos que se referem a Deus e ao próximo.
- Dividam o quadro em 02 colunas, numa escreva DEUS, na outra a palavra PRÓXIMO.
Peçam para que os alunos fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele escolher.
Espera-se que o resultado seja este: os 04 primeiros fazem referência a Deus e 06 últimos ao próximo.
Não terás outros deuses diante de mim
Não farás para ti imagem de escultura
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Santificarás o sábado
Honra a teu pai e a tua mãe
Não matarás
Não adulterarás
Não furtarás
Não dirás falso testemunho
Não cobiçarás
- Depois, solicitem que leiam Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos 10 mandamentos: Amar a Deus e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.
- Falem: Os 4 primeiros mandamentos fazem referência ao relacionamento vertical, isto é, com Deus, a parte espiritual. Os 6 últimos referem-se ao relacionamento horizontal, com o próximo, a parte social.
- Em seguida, coloquem um coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.
- Perguntem: A quem amamos?
Aguardem as respostas, que deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos etc., mas que se resumem em: a Deus e ao Próximo.
- Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.
- Falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes de amor ao próximo.
- Falem: O que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus, conforme lemos em I Jo 3:17-18:
“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”.
- Para concluir, entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem o coração entre si, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
Por Sulamita Macedo.
Sugestão para conclusão do 2º. Trimestre – 2016:
Sugiro que vocês, professores, organizem pelo menos uma das formas indicadas abaixo, no texto pedagógico, para a conclusão do trimestre sobre o livro de Romanos.
Leitura e Avaliação de Livros da Bíblia
É muito comum fazer avaliação de leitura de um livro da Bíblia através de testes. Neste texto, sugiro 10 maneiras distintas, fugindo da forma tradicional de avaliar:
1 - Organizar Rodas de Leitura para discutir um livro se for pequeno e partes de um livro de for grande(muitos capítulos).
2 – Realizar dramatização de um trecho de um livro.
3 – Fazer um resumo de um livro; o professor deve apresentar um roteiro com alguns pontos interessantes que não podem faltar no resumo.
4 – Apresentar versículos ou parte da história que mais chamou atenção na leitura e explicar.
5 – Relacionar os nomes dos personagens bíblicos e escrever suas qualidades e defeitos, como também atitudes que mais gostou.
6 – Enviar um email para um colega da classe, falando sobre a leitura do livro e colocando fatos e versículos que mais chamaram a atenção. Fazer a cópia do email e levar no dia da avaliação.
7 – Desenhar um acontecimento do livro e explicar.
8 – Se for leitura de um livro poético, organizar um Sarau para os alunos recitarem os textos poéticos.
9 - Se for leitura do livro dos Salmos, escrever um salmo de agradecimento a Deus e apresentar para a turma.
10 – Fazer paródias sobre o tema do livro. É interessante que esta atividade desse ser feita em grupo. As músicas podem ser acompanhadas pelos alunos e seus instrumentos(caso saibam tocar).
Por Sulamita Macedo.
Jovens: Eu e minha casa – Orientações da Palavra de Deus para a família do século XXI
Lição 10: Quando a divisão se instala na família
Dinâmica: Construindo Pontes
Objetivos:
Enfatizar a importância do bom trato com o próximo.
Material:
Cadeiras
Texto “A Ponte” para cada aluno(postado abaixo)
Procedimento:
- Falem: Vamos fazer de conta que vocês estavam discutindo sobre um determinado tema de conhecimento de todos, porém como havia opiniões conflitantes, houve uma discussão acalorada, e dessa forma o grupo se dividiu, se distanciando um do outro, não se falando mais.
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Peçam para que fiquem um de frente para o outro, com um espaço livre entre eles.
- Depois, falem: Os grupos estão separados por causa de um problema de relacionamento, isto é, discutiram e estão brigados por falta de bom trato com o próximo por causa de opiniões diferentes.
- Coloquem entre os alunos uma fila de cadeiras.
- Perguntem:
O que pode ser modificado para que esta situação seja resolvida, de acordo com o que acabamos de estudar nesta lição?
Aguardem as sugestões.
Espera-se que os alunos apresentem a ideia de que a fila de cadeiras seja retirada, promovendo um restabelecimento de comunhão entre os grupos e bom trato entre as pessoas.
- Depois, falem: Devemos ter obras de mansidão, pois a sabedoria divina proporciona frutos de justiça que se semeia na paz, para os que praticam a paz(Tg 3. 13 e 18).
- Em seguida, leiam o texto “A Ponte”(postado abaixo), para exemplificar o tema.
- Para finalizar, falem da importância de não construir cercas de separação, mas construir pontes que unam as pessoas.
Que tal deixar que o carpinteiro Jesus trabalhe na nossa mente e atitudes para que sejamos promotores de pontes e não de cercas?
Que tal formar uma ponte entre os grupos, através do abraço?
Por Sulamita Macedo.
Texto de reflexão da dinâmica
A Ponte
Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado. Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.
Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem na sua porta. Ao abri-la, notou um homem com uma caixa de ferramenta de carpinteiro na mão.
- Estou procurando trabalho, disse ele. Talvez você tenha algum serviço para mim.
- Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.
- Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos.
O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro. Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:
- Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei.
Mas as surpresas não pararam aí. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante, permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou:
- Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.
De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte. O carpinteiro que fez o trabalho partiu com sua caixa de ferramentas.
- Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você. E o carpinteiro respondeu:
- Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...
Autoria do texto desconhecida.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Dons espirituais e o Fruto do Espírito
Lição 10: O dom de Interpretar as Línguas
Dinâmica: O Dom de Interpretação de Línguas
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o dom de Interpretação de Línguas.
Material:
01 cópia de uma mensagem em código para cada aluno(ver no procedimento).
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno uma cópia de uma mensagem em código. Orientem para que eles decifrem qual a mensagem contida nesta frase. Estipulem um tempo para a realização da atividade.
Trocando os números pelas letras, você saberá qual a mensagem da frase abaixo:
A= 1
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B = 2
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C = 3
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D = 4
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E = 5
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F = 6
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G = 7
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H = 8
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I = 9
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J = 10
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L = 11
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M = 12
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N = 13
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O = 14
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P = 15
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Q = 16
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R = 17
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S = 18
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T = 19
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U = 20
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V = 21
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X = 22
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Z = 23
|
14 4 14 12 4 5 9 13 19 5 17 15 17 5 19 1 3 1 14 4 5
__ ______ ___ __________________________ ___
11 9 13 7 20 1 18 5 18 19 1 3 11 1 18 18 9 6 9 3 1 4 14
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13 14 7 17 20 15 14 4 14 18 4 14 13 18 16 20 5
____ ___________ _____ ________ ______
12 1 13 9 6 5 18 19 1 12 1 12 5 13 18 1 7 5 12
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4 5 4 5 20 18
__ ________
Observação: A mensagem da frase é: “O dom de Interpretação de Línguas está classificado no grupo dos dons que manifestam a mensagem de Deus” não deve ser divulgada para os alunos, pois eles é que deverão buscar saber qual a mensagem.
- Depois, os alunos deverão ler qual a mensagem que foi decifrada.
- Falem: Vocês decifraram uma mensagem que vocês não estavam entendendo, com a ajuda do quadro que continha a correspondência entre as letras e os números.
As línguas estranhas também podem ser consideradas como códigos que não conhecemos, mas que precisam ser interpretadas. Para que sejam entendidas, é necessário o dom de Interpretação de Línguas. E é sobre este dom que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
Adolescentes – Currículo do Ano 2: A Família Cristã
Lição 10: Caráter: a melhor herança
Dinâmica: O Tesouro e a Riqueza
Objetivo: Refletir sobre o desejo de possuir riqueza material.
Material:
01 caixa de papelão para confeccionar um dado grande
Cobrir a caixa com cartolina da cor vermelha
Digitar a palavra RICO e POBRE e fazer 03 cópias de cada
Colar no dado: 03 nomes RICO e 03 nomes POBRE, um nome em cada lado do dado
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Apresentem o dado, mostrando as duas palavras.
- Orientem: cada aluno vai jogar o dado para o alto e quando cair, o aluno deve falar algo que caracterize a palavra que aparece na parte de cima do dado.
- Anotem todas as características no quadro.
- Depois, que todos os alunos participarem, analisem com os alunos o que eles falaram sobre as palavras RICO e POBRE. Certamente haverá diferenças bastante acentuadas entre os dois e certamente isto faz com que muitas pessoas desejem possuir recursos financeiros e bens, para que tenha uma vida mais digna.
- Agora, trabalhem a ideia de querer possuir muitas coisas e como consegui-las de forma honesta. Começando, no momento atual, com a dedicação aos estudos por parte deles que são adolescentes, aproveitando as oportunidades oferecidas pelos pais ou buscando alternativas públicas para realizar cursos etc.
Ainda reflitam sobre o desejo desenfreado de muitos para ser ricos materialmente, chegando a ter atitudes enganosas e de má procedência.
- Depois, trabalhem sobre a riqueza material que passa e a riqueza espiritual que é eterna.
A riqueza material não é condenada pela Bíblia, desde que adquirida de forma honesta e adverte que o coração da pessoa não esteja nesta riqueza.
A maior riqueza espiritual é quando a pessoa encontra o tesouro – Jesus, o salvador, e a partir desse momento a pessoa gozará de bênçãos espirituais, que são eternas, tornando-se rico para Deus.
Por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 2: Eu, um líder
Lição 10: Os profetas em o Novo Testamento
Dinâmica: Quem é você?
Objetivo: Conhecer melhor os alunos, contextualizando o estudo sobre a chamada do jovem Timóteo.
Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno
Vários lápis coloridos
Adesivos variados
Procedimento:
– Estudamos sobre quem é Timóteo e sua chamada através da profecia, mas agora que tal conhecer quem é você?
Nome dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele
Idade
Apelido
Onde estuda e que ano faz
O que gosta de fazer quanto está só, em família e com os amigos.
O que deseja fazer no futuro
Quais atividades participa na Igreja
Telefone, email, facebook
Um acontecimento importante
O que ele vai escrever deve caber somente em uma folha de papel ofício, deve usar os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar adesivos etc.
- Depois, os alunos devem socializar com os colegas o que colocaram no papel.
- Vocês devem recolher todas as folhas que os alunos preencheram e guardá-las para alguma consulta posterior.
Por Sulamita Macedo.
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